Aventuras na Cozinha 34 – Cheesecake de Limão na Taça

302cheesecake+04

Olá pessoal,

Esse post deveria se chamar “como NÃO fazer Cheesecake”! Mentira, não foi tão ruim assim, na verdade ficou bem bom, só a apresentação que era pra ter sido beeem diferente, mas acabou ficando bem fofo montado na taça de vinho.

Essa é mais uma receita do blog “I Could Kill for Deserts”, a Danielle Noce, dona do blog, está fazendo um livro e eu estou louca pra ter ele na minha cozinha! Pra variar não consegui seguir a receita a risca, mas aí está o link da receita dela e como eu fiz vocês conferem abaixo:

http://www.icouldkillfordessert.com.br/receitas/receitas-de-cheesecake/cheesecake-duplo-sem-assar-de-limao-com-gengibre-e-amora/

CHESSECAKE DE LIMÃO

Massa (base de bolacha):

  • 150 gr de bolacha de chocolate (negresco ou oreo – sem recheio)
  • 75 gr de manteiga sem sal derretida

Cheesecake

  • Raspas e suco de 2 limões (se fizer com limão siciliano use 4)
  • 1 + 1/2 colher de sopa de gelatina em pó
  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 375 gramas de cream cheese
  • 3/4 de xícara de açúcar refinado
  • 1 colher de sopa de geleia de gengibre (não achei, não usei e gostei)
  • 1 pote de geleia de frutas vermelhas

MODO DE FAZER

Em um processador você deverá triturar a bolacha e depois que ela virar uma farofa acrescentar a manteiga derretida até formar uma mistura homogênea. No site que eu falei a Dani tira o recheio da bolacha, mas eu comprei em uma loja de confeiteiro (fica bem mais em conta!).

Aí você, que vai seguir a minha dica e fazer uma cheesecake no formato que ela deve ter, vai pegar uma forma fundo falso e untar com manteiga, vai cortar papel manteiga no formato do fundo e untar com mais manteiga.

Então você coloca a massa feita com a bolacha na base. Espalhe pela forma e aperte bem com a ajuda de uma colher.

Leve ao forno a 180° por 10 minutos. (o cheiro vai ser muito bom)

Agora foi a parte de “Como não fazer”! Nessa hora achei que seria mais fácil tirar primeiro o papel manteiga e montar a cheesecake na massa sem o papel embaixo, óbvio que não deu certo! A massa se esfacelou em vários pedaços e já era, sentei e chorei!

Mentira, aí tive a ideia de montar em taças de vinho! E deu certo, ficou fofo e gostoso! Mas se quiser uma torta e não tacinhas recomendo não mexer na massa, deixar ela esfriar e depois coloque o creme por cima, leve pra geladeira por umas 4 horas e depois desenforme.

Com a base quebrada ou não, vamos para a cheesecake!

Raspe os limões, tire o suco e coloque em um pote.

Coloque a gelatina por cima e deixa hidratar por 10 minutos. Leve para derreter, se passar de 50° a gelatina perde o efeito, então derreta no microondas aos poucos, de 10 em 10 segundos.

Bata o creme de leite fresco até virar chantilly e reserve na geladeira (essa hora eu achei bem complicado, afinal, quando saber o ponto… te digo uma coisa, até agora não sei ao certo, mas ele fica firme, mas não tanto – olha no blog de onde eu tirei a receita que você consegue ver o tal ponto em vídeo, fica mais fácil).

Agora bata o cream cheese com o açúcar, acrescente a geleia de gengibre (se você achou ela) e o suco de limão com a gelatina e misture tudo.

Acrescente 1/3 do chantilly na mistura e continue batendo na batedeira.

O restante acrescente aos poucos e misture cuidadosamente para não perder o ar.

Desculpa por não ter fotos dessa parte, mas eu tinha desanimado achando que tudo daria errado depois de detonar a base.

O próximo passo vai depender da sua habilidade anterior, se a sua base deu certo você vai colocar na forma e deixar na geladeira por 4 horas.

Mas se você, como eu, decidiu colocar nas taças (por opção ou necessidade) agora é a hora da montagem.

Embaixo a base feita com bolacha, depois o creme e por cima você pode colocar frutas vermelhas ou geleia de frutas vermelhas, se quiser fazer uma calda (tipo a de amoras que eu já coloquei no blog) também vai ficar uma delícia.

Pronto!

Dá trabalho? SIM!

Vale a pena? COM CERTEZA!

O gostinho do limão na Cheesecake tem seu valor.

Pra vocês terem uma ideia do quanto rende fiz 8 taças de vinho e ainda uma maiorzinha, acho que daria umas 15 taças!

Até a próxima,

Taís Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *