Culinária pelo Mundo – México

765captura+de+tela+inteira+17062013+135949

Olá pessoal,

Hoje chegamos ao México!

O México tem o 14° maior território do mundo e ocupa a 11° posição em relação à população, com 111 milhões de habitantes. O México também é o segundo país maios populoso e rico da América Latina, nos dois casos só fica atrás do Brasil.

É considerado um dos países recentemente industrializados e uma potência emergente. O México possui o 13° maior PIB nominal e o 11° maior PIB por paridade de poder de compra. A sua economia está muito ligada à dos seus parceiros comerciais do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), especialmente os Estados Unidos.

A economia mexicana apresenta rápido desenvolvimento em modernos setores industriais e de serviço. Bastante voltado para a exportação, o México tem mais de 90% do comércio através de acordos de livre comércio com mais de 40 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, União Européia, Japão, Israel e grande parte da América Central e do Sul, principalmente o Brasil.

Apesar de ser um país com PIB elevado e boa renda per capta, a população mexicana sofre muito com a desigualdade social.

Outro setor que impulsiona a economia mexicana é o turismo. As atrações mais buscadas são as ruínas mesoamericanas, as cidades coloniais e principalmente suas praias paradisíacas.

Mas agora vamos ao que interessa: a culinária!

Ao pensar em culinária mexicana a primeira coisa que pensamos é em pimenta, contudo o México tem muito mais para nos oferecer. Em 2010, a culinária mexicana foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial, com o argumento de que a cozinha locoal manteve sua identidade intacta desde suas raízes pré-hispânicas. O título abrange desde os ingredientes clássicos, como milho, feijão, abóbora e pimentão, até os sabores atuais, influenciados pela colonização européia.

Muito da culinária mexicana atual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e criatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol.

Os pratos mais tradicionais:

TORTILLA

Está presente na maioria dos pratos, como entrada ou como base. É um gênero de pão ázimo, feito a partir de farinha de milho ou de trigo.

BURRITO

É uma tortilla de farinha tradicionalmente recheada com carne (bovina, suína ou frango) e enrolado. Em outros países foram colocados outros recheios como arroz, feijão, alface, tomate, salsa, guacamole, queijo e creme.

GUACAMOLE

É um purê de abacate bem temperado (cebola, salsa, pimenta, pimentão) que é servido como um complemento da salada ou como guarnição de qualquer outra comida mexicana.

NACHOS

Consiste de tortilhas de milho crocantes com formato triangulas, cobertas com queijo e pimenta japaleño. Também servida com carne moída muito bem temperada e com muita pimenta.

QUESADILLA

É feita com tortilhas e queijo fundido, colocados em um chapa e dobrado ao meio para servir.

As diferenças da quesadilla para o burrito são: o tamanho, sendo a quesadilla maior; e o recheio, a quesadilla levando obrigatoriamente queijo fundido.

TACO

Também é feita com a famosa tortilha à base de milho que é recheada com carne picada, queijo, alface e as vezes tomate. Come-se com as mãos, como um sanduíche. Prato muito popular nos Estados Unidos, onde apareceram várias redes de restaurante com esse prato como “carro chefe”.

CHOCOLATE

Conhecido no mundo todo, teve sua origem nas civilizações pré-colombianas da América Central. Agradeçemos muito, até hoje!

E pra não dizer que eu não falei das maravilhas etílicas mexicanas (tequila e marguerita), aí vai uma ilustração super legal de dois drinks:

Eu já aprendi com uma amiga como faz guacamole e os acompanhamentos para os nachos. Essa foto abaixo é do prato que ela fez:

Prometo que em breve farei e coloco no “Aventuras” pra vocês!

Até a próxima viagem,

Taís N

2 thoughts on “Culinária pelo Mundo – México

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *