Dicas para Preparar Arroz para Fazer Sushi

IMG_6096

Olá pessoal,

 

Até os 20 anos eu não comia sushi, de nenhum tipo! Mas uma amiga japonesa aqui, um modismo lá, algumas insistência e sim, agora eu não só como, mas gosto muito! Aí sempre fiquei tentando entender como era feito, os ingredientes, como enrolava… resolvi fazer um curso, muito mais simples! Foi um curso básico para iniciantes, com um professor muito bom que deu ficas preciosas para deixar seu sushi caseiro com cara de profissional.

Vou dividir em dois post! Esse só com o preparo do arroz e o outro que já entra em seguida sobre como montar!

 

ARROZ PARA SUSHI

 

Rendimento: 56 sushis / 18 niguiris (serve de 6 a 8 pessoas) Custo sushis: +/- R$ 90,00 (os preços variam muito) Tempo: 30 minutos

 

3 xícaras de arroz japonês grão curto (usei da marca Mirokumai)

4 xícaras de água

1 xícara de café de vinagre de arroz

4 colheres (sopa) de açúcar

1/2 colher de sal

1 pitada de glutamato monossódico (lê-se ajinomoto)

 

 

MODO DE PREPRARO

 

Ao contrário do arroz comum que não precisa ser lavado, o arroz japonês precisa ser lavado 4 ou 5 vezes. Abaixo tem as fotos de cada lavagem, na última a água fica bem clarinha, quase sem amido. Uma das dicas do professor era fazer a última lavagem com água quente, mas fiz isso em uma vez e não fiz na outra e não notei diferença alguma.

Sushi 01 (1)

Se você tiver uma panela elétrica use-a sem pestanejar, é absurdamente mais fácil dar o ponto do arroz. A segunda vez que fiz foi numa elétrica e deu super certo. Mas se não tiver, por favor, não carbonize o arroz como fiz na primeira vez. A dica era NUNCA, JAMAIS abra a tampa da panela e com isso queimei tudo, japoneses falam sobre ouvir o som que a panela faz quando a água seca, mas eu só senti o cheiro que o arroz faz quando queima. Enfim, na segunda vez cozinhou por 10 minutinhos e abri a panela bem rápido pra ver se estava bom, então fechei novamente, ficou cozinhando mais uns 4 ou 5 minutos e estava pronto. Ah, em fogo médio! Tampe a panela com um pano úmido para o vapor não sair.

Sushi 01 (2)

Enquanto o arroz cozinha você já pode preparar o tempero. Misture o vinagre, açúcar, sal e o ajinomoto em uma panela com fogo baixo. Mexa até dissolver os ingrediente e não deixe ferver.

Sushi 01 (3)

Assim que terminar misture o arroz e o tempero, ambos quentes em um recipiente, com movimentos de corte, preferencialmente com um colher de plástico ou um pão duro (para não quebrar o arroz) até que o tempero tenha incorporado no arroz. É só deixar esfriar tampado com um pano úmido e estará pronto!

Vídeo no youtube com o movimento do corte: clique aqui!

Sushi 01 (4)

 

Agora chegou a hora de montar! E isso você vê no próximo post.

Até logo,

 

Taís N.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *