Dicas para Montar Sushi (Uramaki, Ossomaki e Niguiri)

IMG_6110

Olá pessoal,

 

Agorinha foi ao ar as dicas e a receita do tempero do sushi, chegou a hora de montá-los (veja aqui)! Parece difícil, mas não é (só dá um pouco de trabalho, mas vale a pena)!

 

MONTAGEM SUSHI

 

Rendimento: 56 sushis / 18 niguiris (serve de 6 a 8 pessoas) Custo sushis: +/- R$ 90,00 (os preços variam muito) Tempo: 60 minutos

 

INGREDIENTES:

 

Nori (alga) – comprei da marca Globo

Uramaki Filadélfia – Salmão/ Cream Cheese

Hossomaki Pepino – Wasabi/ Pepino

Uramaki Califórnia – Pepino/ Manga/ Kani

Uramaki Romeu e Julieta – Cream Cheese/ Morango/ Goiabada

Niguiri Camarão

Niguiri Salmão

* a quantidade dos ingredientes depende de quantos rolinhos vocês vão decidir fazer de cada!

 

MONTAGEM:

 

Você vai precisar de uma esteirinha enrolada no papel filme, um potinho de água e ter feito o pré-preparo de todos os ingredientes, ou seja, cortar tudo em tirinhas! A alga deve estar bem sequinha e crocante e para cada rolinho você irá usar somente metade da alga, senão fica um sushi gigante que não cabe na boca e desmonta tudo.

Colagens2

O arroz sempre fica em contato com a parte mais áspera da alga, você umedece as mãos, pega um punhado de arroz e vai espalhando sem apertar e repete esse procedimento até preencher toda a alga.

 

Se quiser fazer Hossomaki (alga para fora) você deve deixar um centímetro de arroz na parte superior sem colocar arroz, pois essa parte de algo sobrando servirá de “cola” para o seu sushi.

Se quiser Uramaki (alga para dentro) preencha a alga todinha!

 

Uramaki Califórnia

Coloque a alga na ponta da esteira e preencha-a com arroz, salpique gergelim tostado e vire a parte da alga para cima.

Colagens3

No centro da alga coloque uma tira de pepino, uma tira de mangas e uma tira de kani.

Colagens4

Enrole a ponta da esteira até formar um “C” com a base, segurando o recheio. Termine de enrolar até unir as duas pontas. Só agora pressione para dar formato ao sushi, fazendo pressão igual em todos os lados.

Colagens5

 

Uramaki Filadélfia

Coloque a alga na ponta da esteira e preencha-a com arroz, salpique gergelim tostado e vire a parte da alga para cima. Coloque o cream cheese em uma manga de confeiteiro e faça uma linha ao centro da alga, então acrescente uma tira de salmão para frente do cream cheese. Enrole a ponta da esteira até formar um “C” com a base, segurando o recheio. Termine de enrolar até unir as duas pontas. Só agora pressione para dar formato ao sushi, fazendo pressão igual em todos os lados.

Colagens6

 

Uramaki Romeu e Julieta

Coloque a alga na ponta da esteira e preencha-a com arroz, salpique gergelim tostado e vire a parte da alga para cima. Coloque o cream cheese em uma manga de confeiteiro e faça uma linha ao centro da alga, então acrescente uma tira de goiabada para frente do cream cheese e uma tira de morangos do outro lado. Enrole a ponta da esteira até formar um “C” com a base, segurando o recheio. Termine de enrolar até unir as duas pontas. Só agora pressione para dar formato ao sushi, fazendo pressão igual em todos os lados.

 

Hossomaki Pepino

Coloque a alga na ponta da esteira e preencha-a com arroz deixando 1 cm sem arroz na extremidade superior (para colar). Passe com o dedo um pouco de wasabi no centro do arroz e um de pepino (uma tira de pepino japonês cortado em 8). Enrole a ponta da esteira até formar um “C” com a base, segurando o recheio. Passe um pouco de água na alga que ficou sem arroz e una uma parte na outra. Só agora pressione para dar formato ao sushi, fazendo pressão igual em todos os lados.

 

Niguiri Camarão

Espete os camarões em palitos de churrasco para eles não enrolarem. Coloque água para aquecer e quando estiver fervendo mergulhe os camarões e deixe-os por 1 minuto. Deixe esfriar. Tire os camarões do palito com auxílio de um pano e corte-os ao meio, mas sem ir com a faca até o final, para que eles fiquem com um formato de borboleta. Compramos camarões muito grandes e tive que cortar na metade.

Colagens

Umedeça aos mãos com água, pegue uma pequena quantidade de arroz e faça um bolinho. Passe um pouco de wasabi e coloque o camarão em cima. Corte uma tira de alga e enrole no niguiri, cole as pontas da alga com um pouco de água.

Colagens1

 

Niguiri Salmão

Umedeça aos mãos com água, pegue uma pequena quantidade de arroz e faça um bolinho. Corte o salmão no tamanho do seu bolinho de arroz, tente fazer com um golpe só, sem serrar (uma faca afiada é essencial). Sobre o arroz passe uma pequena quantidade de wasabi e coloque um pedaço de salmão em cima.

 

Ufa! Ficou pronto…

Colagens8

 

Cada rolinho rende 8 sushis! Para cortar novamente você precisará de uma faca afiada e lavar a faca sempre, para não grudar no próximo. Qualquer dúvida estou aqui pra tentar ajudar! E se tiver alguma dica será muito bem-vinda!

Colagens7

 

Até a próxima!

 

Taís N

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *