Dicas para receber bem os seus amigos – servir À Americana (bufê)

Colagens

Olá pessoal,

 

Demorei, mas voltei! Mesmo sem estar postando estou trabalhando muito com o blog e cuidando das novidades dos próximos meses! Na minha casa nós adoramos receber amigos e mesmo não tendo muito tempo para os preparativos, alguns mimos e algumas dicas já fazem toda a diferença!

Lá em casa o costume é servir À Americana, ou seja, como bufê (buffet) e disso nós entendemos bem! Quando vamos receber pessoas em casa um dos problemas é a falta de espaço, e quanto maior a casa, mais amigos resolvemos chamar. Nas festas de fim de ano nem se fala, família e amigos se multiplicam. A solução é simples, é só colocar todos os pratos em uma mesa/balcão/bancada e cada convidado se serve.

Deverá ter no mínimo: uma entrada/salada; um prato principal; um acompanhamento; uma sobremesa e bebidas.

Mesa à Americana

Na mesa os pratos devem seguir uma ordem lógica, o ideal é que estejam nessa mesma sequencia que escrevi antes para facilitar a circulação das pessoas (sempre tem aquela tia que resolve ficar indo e voltando na fila pra atrapalhar né?). Você colocará os talheres e pratos no início da mesa e não esqueça do guardanapo! Disponha os pratos enfileirados e lembre de deixar cada travessa com o seu talher, pegador para salada, concha para molhos e por aí vai.

Colagens1

Se quiser colorir a mesa fica muito bonito um arranjo no centro da mesa! Outra ideia fofa é colocar os talheres de alguma forma diferente, nas fotos abaixo tem algumas ideias fáceis de serem colocadas em prática e que fazem toda a diferença.

À Americana

E quando todos terminarem o jantar, tire tudo da mesa e arruma a segunda etapa: sobremesa! Pratinhos e talheres de sobremesa, guardanapo (de novo) e os talheres para se servir.

Agora algumas dicas básicas para evitar a correria:

 

  1. Prepare-se para reabastecer as travessas com comida e se possível deixar tudo aquecido;
  2. Tenha mais de um abridor de garrafa ou vinho (eles costumam passear pela casa em dias de festa);
  3. Se tiver azeitona como aperitivo ou em algum prato, já deixe pratinhos para descartar os caroços;
  4. Tire a toalha do armário dois dias antes, se você não costuma usá-la com frequência pode estar manchada ou com cheiro “de guardado”;
  5. Se tiver amigos fumantes disponha os cinzeiros onde você permitir que eles fumem, mesmo que seja fora de casa;
  6. Se não houver lugar à mesa para os convidados, tente facilitar no cardápio, com comidas que sejam fáceis de serem comidas somente com o garfo, risoto e massas são ótimas opções;
  7. Não use copos ou pratos de papel (perde o encanto);
  8. Evite pratos difíceis de serem servidos ou cortados, prefira aqueles com carne já cortada, legumes em pedaços ou frango desfiado;
  9. Providencie várias mesinhas de apoio, pois não é uma tarefa tão simples equilibrar o prato no colo e um copo não se sabe onde.

À Americana1

Outra coisa importante é dar liberdade para o seu convidado servir-se das bebidas diretamente da geladeira ou armazená-las em um cooler, isso poupará o seu tempo e a sede dos amigos. E lembre-se que o mais importante pros seus amigos é a sua companhia e estarem todos juntos, se alguma coisa deu errado, relaxa e aproveita!

 

Até a próxima,

Taís N.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *