Dicionário Gastronômico – Açafrão e Curry

221receita-arroz-com-frango-ao-curry-e-leite-de-coco

Olá pessoal,

Hoje o Dicionário vai começar a explorar outras áreas. Não sei se eu sou a única, mas acho bem difícil diferenciar alguns temperos e algumas folhas verdes.

Vou contar uma gafe que cometi quando tinha uns 12 anos.

Tinha um verdureiro perto do restaurante dos meus pais e minha mãe pediu pra eu comprar 10 cabeças de alface. Super levinho!

Eu fui lá e comprei, só que eu não sabia o que era alface. Cheguei em casa com a língua de fora, com 10 cabeças de repolho. Super pesado!

Espero que ninguém tenha feito nada parecido, mas agora vamos conhecer melhor esses grãos, folhas e pózinhos.

Hoje começaremos com o açafrão e o curry!

295captura+de+tela+inteira+27112012+100124

No olho, eu acho os dois muito parecidos (iguais). E pesquisando entendi o porque, no curry tem açafrão!

E de onde vem o açafrão?

163flor+acafrao

O açafrão é extraído dos estigmas de flores de Crocus sativus. É usado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo, sua região de origem, no preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces.

É um item essencial à paella espanhola!

3941339018558553

É tida como uma das mais caras especiarias do mundo. Para obter um quilo de açafrão seco, são processadas manualmente cerca de 150.000 flores, e é preciso cultivar uma área de aproximadamente 2000m².

Já o curry ou carril é uma mistura de diversas especiarias, muito usado na culinária de países como a Índia e a Tailândia.

253especiarias

Na composição do curry encontramos: açafrão, cardamono, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Contudo, além desses ingredientes básicos, pode-se incluis outros como: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, pimenta-da-jamaica, pimentão, alecrim e muitos outros. Existe currys que levam mais de setenta ingredientes diferentes.

221receita-arroz-com-frango-ao-curry-e-leite-de-coco

A principal forma de diferencias o curry do açafrão é pelo preço, o açafrão é muito mais caro.

E o açafrão tem o gosto e o cheiro mais delicados que o do curry.

Compreendido?

Então, até a próxima!

Fontes: http://gastrolandia.uol.com.br/ e http://wikipedia.com.br

Imagens: http://google.com.br

6 thoughts on “Dicionário Gastronômico – Açafrão e Curry

  1. Lipe

    Aulinha de história com gastronomia, goste! O camarão da paella tá com uma cara ótima, dá vontade de ir para SC só para comer um camarão assim fresco.

    Responder
  2. Bia

    olaa tudo tb? GOSTARIA DE SABER A DIFERENÇA ENTRE CURRY E AÇAFRAO; E SE SAO PENEFICOS A SAUDE,
    OBG

    Responder
    1. Taís Nunes

      Olá!

      Não sou nenhuma especialista em propriedades medicinais então fiz uma pesquisa rápida na internet e descobri o seguinte:

      O açafrão é um anto oxidante e diz que protege o corpo do câncer. Tem ação eficaz no tratamento da osteoartrite, dor lombar, enrijecimento das articulações, gripe, protege as artérias da aterosclerose, aumenta a digestão, protege o fígado, ajuda a vesícula biliar, estimula a digestão de gorduras, elimina as toxinas, asma, coqueluche, regularizar a menstruação, combater hemorróidas externas.

      Já o curry é composto de vários outros temperos e cada um tem um efeito no nosso corpo:
      Gengibre: antioxidante, ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares, é auxiliar no emagrecimento por ativar a termogênese (transforma parte das calorias presentes nos alimentos em calor); /Pimentas: antioxidante, purifica o sangue, auxilia na prevenção de doenças do coração, no tratamento da obesidade (ativa a termogênese), nas dores reumáticas (compressas locais); /Canela: digestiva e antioxidante, ajuda a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa. /Cominho: diurético, auxiliar no tratamento de flatulência (gases); /Cardamomo: antioxidante, estimulante e digestivo; /Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis decolesterol; /Erva doce: combate tontura, náuseas, faltulência, infecções intestinais e estomacais; /Coentro: antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite; /Cúrcuma: antioxidante.

      Fazer mal eu acho que não faz, a única coisa que eu li é que açafrão é contra indicado para grávidas.

      Espero ter ajudado Bia!

      Responder
  3. Emanuel

    Olá pessoal! adoro esses dois temperos.Só para dar uma pequena contribuição, o curry (palavra inglesa) tem palavra em português para a representar é: “caril”.Aliás, os Países de língua portuguesa usam o nome há mais tempo e consomem quantidades maior do produto.Sempre uso a palavra caril.

    Responder
  4. Emanuel

    Olá pessoal! adoro esses dois temperos.Só para dar uma pequena contribuição, o curry (palavra inglesa) tem palavra em português para a representar é: “caril”.Aliás, os Países de língua portuguesa usam o nome há mais tempo e consomem quantidades maior do produto.Sempre uso a palavra caril.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *