Dicionário Gastronômico – Aipo e Alho-poró

292captura+de+tela+inteira+15042013+114712

Olá pessoal,

Vou confessar que sou daquelas que confundem aipo e alho-poró, mas pelo menos sei que não é a mesma coisa. Pra quem já consundiu repolho com alface na infância, essa é uma confusão pequena.

Vamos esclarecer as coisas:

É uma planta aromática comestível da família das apiáceas. Todas as partes vegetativas poder ser consumidas: raiz, caule e folhas.

O aipo possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades diuréticas, expectorantes, laxantes, tônicas e é rico em flavonóides, vitaminas e minerais que fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo.

Por ser diurético, o aipo elimina as toxinas acumuladas no organismo, combate o inchaço e ajuda a emagrecer. O aipo é rico em água, potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas B e C.

Exemplos de receitas onde o aipo é usado: almôndegas, cremes, molhos, sopas, saladas, assados como empadas e quiches. O aipo também pode ser utilizado fatiado em rodelas nas saladas cruas, embora desta forma seja contraindicado em caso de diabetes.

É um vegetal que pertence à mesma família que as cebolas e alhos, possuindo um sabor mais suave.

Possui nutrientes como vitaminas A, C e do complexo B. Também apresenta minarais como: flúor, iodo, ferro e fósforo. A maior propriedade deste alimento, porém, está na substância chamada alicina que auxilia na circulação e nas doenças coronárias.

Há também estudos que comprovam que o alho-poró ajuda a proteger contra o câncer de estômago.

Receitas com alho-poró têm se tornado bastante populares, sendo a quiche com alho-poró muito procurada em qualquer café (vou procurar uma receita pra fazer). Também usada em molhos, sopas, suflês, com macarrão, em risotos, carnes.

Tudo claro?

Eu prefiro as receitas com alho-poró. Na hora de diferenciar os dois as folhas ajudam bastante, porque as folhas do aipo ou salsão são bem semelhantes as folhas da salsinha. E no sabor também há diferença, sendo o alho-poró semelhante ao alho, só que bem suave.

Chega de confundir, aprendido!

Até a próxima,

Taís Nunes

4 thoughts on “Dicionário Gastronômico – Aipo e Alho-poró

  1. Fábio

    Parabéns pela pesquisa filha, e quando bem usados dão um sabor inconfundível nas receitas. Beijo

    Responder
  2. Jacira Prado

    Amei as informações. Foram muito uteis para mim. Muito obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *