Dicionário Gastronômico – Banho-Maria

40captura+de+tela+inteira+06022013+112835

Olá pessoal,

Hoje volta o dicionário gastronômico: com o banho-maria! Não é nada literal, não era a forma da Maria tomar banho, porém, existiu sim uma Maria nessa história.

O banho-maria recebeu esse nome em honra de uma famosa alquimista da antiguidade: Maria, a judia.

Também conhecida como profetisa, ela teria sido irmã do Moisés (bíblico). Ela relatou que Deus lhe revelou uma maneira de calcinar cobre e enxofre e então produzir ouro. Talvez dessa história tenha surgido a ideia de transmutação de metais menos nobres em ouro. A descoberta do ácido clorídrico é atribuida a ela, além de dois aparelhos de destilação, com duas ou três saídas para destilados – o Dibikos e o Tribikos – e ainda um aparelho de sublimação.

Agora já sabemos de onde veio esse nome, mas, o que é banho-maria?

É um método que consiste em cozinhar alimentos através de dois recipientes, o primeiro que fica em contato direto com o fogo e onde se reserva água que irá aquecer um segundo recipiente que contém o alimento (pode somente colocar água quente, sem colocar direto no fogo).

Não é usando somente na cozinha, mas também em laboratórios químicos e na indústria farmacêutica para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida.

Muito importante destacar que a temperatuda da água nunca deve ser superior a 100°C (pra quem gosta de química aí vai a explicação: a partir dessa temperatuda, todo o calor transferido para a água é convertido em energia cinética nas moléculas de água, formando-se vapor de água).

Ou seja, nunca deixe a água ferver.

Essa técnica é bastante usada para o preparo de caldas ou para derreter chocolate.

Uma das minhas sobremesas favoritas é feita com essa técnica: pudim de leite. (hmmm)

É importante mexer sempre o alimento durante o banho-maria para homogeneizar o cozimento.

Você pode comprar panelas especiais para fazer banho-maria, ou improvisar com o que tem em casa.

Por hoje é isso,

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *