Empadinhas de frango (Aventuras na Cozinha 53)

Olá pessoal,
Difícil conhecer alguém que não goste de empadas, empadões e empadinhas, não é? Alguns preferem com massa podre, ou com azeitona, ou de palmito, mas a grande verdade é que praticamente todo mundo gosta! Já tinha feito as duas massas que minha mãe costuma fazer, mas eu queria uma receita pra chamar de “minha”, então joguei no google e encontrei essa receita nesse blog aqui. É diferente da massa podre que costumamos ver por aí, por isso gostei bastante dela! E o recheio de frango fiz sem receita, só tentando copiar o que minha avó faz sempre, não ficou igual, mas para o meu primeiro recheio de frango ficou excelente!
EMPADINHAS DE FRANGO
Rendimento: 12 empadas médias + 12 pequenas / Tempo: 90 minutos
Massa:
1 xícara de manteiga
1/2 xícara de óleo
2 gemas
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de fermento (de bolo)
Sal a gosto
4 xícaras de farinha de trigo (mais um pouco para amassar até dar o ponto)
1 gema para pincelar
Recheio:
400 gr de peito de frango (1 peito)
1 tablete de caldo de frango
3 tomates picados (sem sementes e sem casca se preferir)
1/2 lata de molho de tomate (se usar extrato são só umas 3 colheres)
1 cebola picada
2 dentes de alho moídos
1/2 copo de requeijão
Salsinha picada a gosto
Sal e pimenta a gosto
Azeitonas a gosto
Água do frango (se necessário)
2 colheres (sopa) de trigo para engrossar
Modo de Fazer:
Coloque o peito de frango em uma panela, coberto com água e com o tablete de caldo. Isso leva cerca de 30 minutos ou 10 minutos na pressão. Enquanto isso aproveite o tempo para picar todos os ingredientes. Quando o frango estiver cozido você deverá desfiá-lo em pedaços bem pequenos. Existem várias formas de desfiar frango, já ouvi dizer que da pra desfiar com batedeira de mão, liquidificador e até na panela de pressão (veja vídeo aqui). Eu testei com a faca e com o garfo, os mais tradicionais e cheguei a duas conclusões: 1. com o garfo fica melhor; 2. com a faca vai mais rápido e 3. preciso testar na panela de pressão (ups, eu tinha falado só duas).
Com o frango desfiado, da maneira que você preferir, chegou a hora de refogar. Coloque a cebola para fritar e quando ela estiver ficando dourada acrescente o alho e logo depois os tomates. Deixe desmanchar bem, os tomates murcharem e acrescente o molho de tomate. Chegou a hora de colocar o frango, misture bem, incorpore o molho e se achar que ele está muito seco coloque algumas conchas da água onde o frango cozinhou para deixar o seu frango mais suculento.
Se ficar muito aguado sua empadinha não vai dar certo, vai abrir e o recheio vai escorrer. É preciso engrossar e para isso o trigo é o nosso melhor amigo. Coloque cada vez uma colher e misture, eu precisei de duas colheres, mas talvez você precise de mais ou de menos. Misture a salsinha! O requeijão eu coloquei só quando esfriou, bem na hora de rechear.
Agora vamos fazer a massa! Só não coloque o trigo, o resto tudo em uma bacia e misture com uma colher ou com as mãos. Depois vá colocando a farinha aos poucos e quando começar a soltar da mão e formar uma massa homogênea é porque está pronta. Com exatamente esses ingredientes a minha massa ficou um pouco oleosa e fui colocando mais trigo.
Depois de tudo isso, ainda temos que montar as nossas empadinhas.. achou que era fácil? É fácil sim! Depois de pronto vocês vão me agradecer, eu prometo!
Para preencher as forminhas você tem duas opções: 1. esticar a massa com um rolo e cortar com um molde; ou 2. colocar um pouco de massa e modelar com as mãos. Eu escolhi o número 2, e fui fazendo aos poucos, 6 empadas de cada vez, preenchendo, colocando recheio e tampando. A tampa você deve abrir a massa e cortar com o molde, colocar sobre as forminhas e apertar para tirar o excesso de massa.
Com todas as empadas tampadas você deve pincelar com as gemas (com um fiozinho de azeite misturado, ou leite), só pra dar um bronze e colocar pra assar em forno pré aquecido a 220°C. Quando estiverem prontas elas vão ficar bem coradas e a massa vai desprender das forminhas com certa facilidade. Então é só esperar esfriar um pouco e bom apetite!
Gostaram da fica? Faças essa receita, vocês não vão se arrepender!
Taís N.