Flambar – Como e porque flambar os alimentos (Dicionário Gastronômico)

flambar

Olá,

 

Vamos aprender um pouquinho hoje? Tem várias expressões culinárias que eu não faço ideia do que significam, mas tem outras que aprendi no restaurante do meu pai e na internet (amada internet!). Flambar eu já sabia o que era e as vezes até me arriscava a fazer, mas joguei no google e agora sei pra que serve, como deve ser feito e algumas outras curiosidades.

 

Flambar vem do francês, Flamber que significa “passar pela chama”. E é exatamente isso que acontece, acrescenta-se alguma bebida alcoólica no prato e inclina-se a panela/frigideira na chama do fogão para o fogo “subir” e com isso o álcool evapora. Mas porque isso é feito? É que quando o álcool evapora fica só o sabor da bebida colocada e o seu aroma.

Arte Caseira 110813-017

 

Em um programa “Que Marravilha” o Cloude comentou que flambar também serve para retirar o sabor que ficou grudado na frigideira, por exemplo quando você frita uma carne, sempre fica na frigideira aquele queimadinho que é extremamente saboroso, flambando com vinho muito desse sabor é retirado. (no caso a moça que estava aprendendo a receita trocou de frigideira pra flambar e perdeu todo o sabor)

 

Dizem que essa técnica foi descoberta por um erro do chef Henri Charpetier ao preparar um crepe suzette para Edward VII, princípe de Gales, no século 19. Ele teve uma distração e a frigideira pegou fogo, pois a receita leva conhaque.

As principais bebidas utilizadas para flambar são o próprio conhaque, vinho, licor, vodka, whisky, vinho.

 

Além disso, achei uma matéria super interessante de como flambar com segurança (aqui). Sempre tenho medo na hora de flambar, como minha cozinha é muito pequena aqui tenho receio, mas lá no restaurante (no buffet de massas) até me arrisco. E uma coisa que eu garanto, impressiona!

 

Tudo esclarecido? Mas se colocarem fogo na casa não vai ser culpa minha, ok?

 

Taís N.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *