Folhado de Doce de Leite (Aventuras na Cozinha 54)

IMG_5655

Olá pessoal,

 

Esse folhado nem deveria ser chamado de receita, afinal a massa é pronta e o doce de leite também. Mas sempre tem umas pequenas dicas que fazem a diferença.

 

FOLHADO DE DOCE DE LEITE

 

Massa de folhado pronta

Doce de leite (da sua preferência)

Açúcar de confeiteiro (glaçucar)

 

Modo de Fazer:

 

A massa folhada vem em um rolo e deve ser mantido na geladeira. O primeiro passo é tirar a massa da geladeira e abrir somente uma parte (para não secar) e cortar a massa em um cortador quadrado. Coloque o recheio bem no centro do quadrado e una uma extremidade a outra, formando um triângulo.

Agora a primeira dica: não aperte a ponta do folhado, senão a massa não vai fazer a função dela “folhar”! Então aperte bem rente ao recheio e um pouco afastado dos cantos. (Algumas pessoas passam clara de ovo para unir melhor, mas não acho que seja necessário)

Folhado de Doce de Leite

A segunda dica é: coloque uma lâmina de água fria na forma (de preferência as formas com as laterais baixas – para o calor ficar mais uniforme), mas é só um pouquinho mesmo, a ideia é untar a forma com a água, pois a gordura queimaria.

Agora é só seguir esse procedimento até ter a quantidade de folhados que desejar. Assim que todos estiverem prontos, pincele gema de ovo na parte superior, também cuidando para não passar nas extremidades pelo mesmo motivo falado antes. E coloque para assar em forno a 220°C. Quando estiverem dourados e folhados estarão prontos.

Colagens

Pode acontecer deles abrirem os vazarem, na maioria das vezes dá pra fechar novamente com os dedos, se não conseguir, com certeza também estará saboroso, só não tão bonito. E para finalizar  peneire glaçúcar sobre os folhados.

 

Com essas dicas você pode fazer todo e qualquer tipo de folhado, doce ou salgado! (tem receita de recheio de frango aqui e recheio de alho poró aqui)

IMG_5654

 

Gostaram das dicas?

Até a próxima,

 

Taís N.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *