Risoto de Brie com Uvas – Receita Deliciosa (Aventuras na Cozinha 51)

IMG_5561

Olá,

 

Com certeza um dos melhores pratos que já comi na vida foi um risoto de uvas no Terraço Itália. E desde então eu busco uma receita parecida com aquela. E não é que ela caiu no meu colo, cruzou o meu caminho? No blog Do Pão ao Caviar o Zé contou que fez pra Ana essa receita no primeiro encontro e conquistou ela na “primeira garfada”. Os dois são uns fofos, inclusive fizeram vídeo dessa receita (aqui) e de fato, essa é uma receita que você precisa guardar pra um dia especial e impressionar!

 

RISOTO DE BRIE COM UVAS

 

Ingredientes:

50 gr de manteiga sem sal

1/2 cebola picada

1 xícara de arroz arbório

150 ml de vinho branco de mesa seco

2 cubos de caldo de legumes

1 litro de água

200 gr de uva thompson verde ou roxa

200 gr de queijo brie

Queijo parmesão (se desejar colocar ralado sobre o risoto)

 

Modo de Fazer:

 

A primeira decisão que você deve tomar é: fazer o caldo de legumes ou comprar pronto? Se decidir comprar pronto é só colocar 2 tabletes de caldo em um litro de água pra ferver. Porém, se estiver empenhado e quiser fazer o próprio caldo é só escolher diversas verduras e colocar pra cozinhar com alguns temperos, um pouco de sal, de pimenta e pronto (outro dia ensino melhor a fazer o caldo – que eu também estou aprendendo ainda).

 

Risoto de Brie com Uva

 

Eu fiz o caldo, é que queria depois bater as verduras no liquidificador pra tomar como sopinha (estou quase anêmica, #foconavidasaudável). Mas achei que seria pouco caldo só dos legumes e fiz também com caldo pronto. É muito importante manter o caldo quente/fervendo enquanto faz o risoto, se jogar caldo frio no arroz quente vai parar o cozimento e seu risoto não vai ficar cremoso e pronto no tempo certo (eu aprendi isso na dor).

Agora enquanto o caldo ferve, corte o queijo brie em cubos e coloque na geladeira. Brie é um queijo que amolece muito rápido e se já estiver mole quando você colocar no risoto ele vai desaparecer. Também lave e corte as uvas na metade.

 

Risoto de Brie com Uva1

 

Chegou a hora de começar, de fato, o risoto! Coloque metade da manteiga para aquecer em uma panela, então frite a cebola e quando estiver ficando transparente coloque o arroz. Assim que tudo isto estiver bem quente, derrame o vinho e mexa, mexa, mexa e não pare nunca de mexer. O segredo do risoto é esse, colocar uma concha de caldo e mexer, deixar secar. Mais outra concha, mexendo sempre até secar e por aí vai.

 

Risoto de Brie com Uva2

 

Uma coisa que aprendi com o Cloude Troisgrot é que depois da primeira conchada de caldo o risoto fica no ponto em 20 minutos. Claro que você deve experimentar, até porque tem quem prefira o arroz mais durinho ou mais molinho. Outra coisa importante é que nem sempre a mesma quantidade de caldo que eu usar, será a mesma que você usará, vá colocando de concha em concha, deixando secar e quando estiver quase bom experimente antes de colocar a próxima. Desligue o fogo e coloque o restante da manteiga, o brie, misture bem e depois a uva.

 

Colagens

 

 

Prontinho! Aproveite o que sobrou do vinho e delicie-se!

 

Risoto de Brie com Uva3

 

 

Gostaram dessa?

Taís N.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *