Trouxinha de Alho Poró com Massa Pronta de Pastel (Aventuras na Cozinha 52)

Trouxinha de Alho Poró 06

Olá pessoal,

Esse final de semana que passou foi a despedida de solteira de uma das minhas melhores amigas aqui de Curitiba! Ela já tinha feito seu chá de panela, então a ideia era diversão: relembrar e reviver alguns momentos da solteirice dela.  Claro que fui responsável pelas comidinhas, todas feitas com extremo carinho e agora vou colocar todo o cardápio aos poucos pra vocês! Mas já vou adiantar que além dessa trouxinha com esse delicioso recheio de alho poró, teve brigadeiro, folhada de doce de leite, empadinha de frango e por aí vai.

 

TROUXINHA DE ALHO PORÓ

 

Rendimento: 30 trouxinhas (sobrou metade do recheio)/ Custo médio: R$ 25,00/ Tempo: 30 minutos

 

Ingredientes:

 

Massa:

1/2 rolo de massa de pastel pronta

 

Recheio:

2 talos de alho poró (na foto tem 4, mas achei demais e usei só 2)

3 ovos

1 xícara e 1/2 de creme de leite fresco

100 g de mussarela ralada

2 colheres de sopa de parmesão ralado

Sal, pimenta e noz-moscada a gosto

1 colher (sopa) de azeite

 

Modo de Fazer:

 

Corte as folhas do alho poró e fique somente com o talo (o rapaz lá do mercado municipal me contou que as folhas podem ser usadas em caldos e sopas, na próxima quero experimentar), corte-os em rodelas bem finas. Então aqueça uma frigideira com uma colher de sopa de azeite e refogue.

Trouxinha de Alho Poró 01.bmp

 

Trouxinha de Alho Poró 02.bmp

 

Misture com um fuê/batedor ou garfo o creme de leite fresco e os ovos. Então misture com o alho já refogado, acrescente os queijos e depois os temperos.

Trouxinha de Alho Poró 03.bmp

 

Chegou a hora de montar suas trouxinhas. E agora as fotos vão me ajudar muito a explicar. Comece desenrolando a massa e com um cortador ou no “olhômetro” corte quadrados do tamanho que achar mais adequado para a sua festa. Coloque o recheio no centro e una as pontas. Comece unindo os dois pontos da mesma reta (aula de geometria: saudades #sqn) e assim sucessivamente, amassando bem as extremidades para não desgrudar.

Trouxinha de Alho Poró 04.bmp

 

Trouxinha de Alho Poró 05.bmp

 

Ufa! Muito mais fácil depois das fotos né? Agora é só colocar tudo no forno pré aquecido a 180°C e quando as pontinhas estiverem bem coradas é porque está na hora de tirar.

 

Lindas, super fáceis e mais saudável do que essa massa frita! Outra coisa boa desse lanchinho é que frio continua muito gostoso!

IMG_5662

 

Podem variar o recheio e o formato! Além de poder usar esse recheio em um empadão, um pastel de forno, uma quiche ou um quiche (descobri que quiche aceita os dois gêneros – aula de português). A ideia foi dada, agora mostre sua criatividade! E se fizer a receita, mostra pra gente!

 

Taís N.

2 thoughts on “Trouxinha de Alho Poró com Massa Pronta de Pastel (Aventuras na Cozinha 52)

    1. Tais Nunes Autor do post

      Obrigada Sebastiana, esse recheio é dos deuses!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *